sábado, 13 de setembro de 2008

Um Artigo do jornal Asemana...bali pena divulga!!!!

«... jurei a mim mesmo que tenho que dar toda a minha vida, toda a minha energia, toda a minha coragem, toda a capacidade que posso ter como homem até ao dia em que morrer, ao serviço do meu povo, na Guiné e Cabo Verde. Ao serviço da causa da humanidade, para dar a minha contribuição, na medida do possível, para a vida do homem se tornar melhor no mundo. Este é que é o meu trabalho». Por: Clara Furtado.


Reconhecimento ou gratidão?
Há 84 anos, no dia 12 de Setembro, nascia o homem que incomparavelmente se tornaria num humanista inigualável. Cabral foi o filho que todos os pais desejam ter, o irmão, amigo, companheiro, e colega que todos desejamos. Homem simples e de grande talento. Firme e optimista. Sabia sempre o que queria.
Em toda sua vida Cabral mostrou que do homem entendia alguma coisa. Sabia amar, reconhecer os erros e perdoar. Tinha um pensamento brilhante. Podemos chamá-lo de pensador, mas ele foi mais, foi poeta, político, filósofo, professor, médico, que o torna simplesmente num grande Humanista de todos os tempos. Compreendia os companheiros mais do que ninguém. Sempre com conversa confortável e animadora para qualquer ocasião. Suas famosas frases devem ser sempre citadas porque são frases cheias de orgulho, esperança e optimismo. Aqui temos alguns exemplos: «Sou um simples africano que quis saldar sua dívida para com seu povo e viver sua época»; «os que sabem devem ensinar os que não sabem»; «Por mais quente que seja a água do rio ela não cozerá o teu arroz».
É de recordar Cabral hoje e sempre, mas também expandir e divulgar suas ideias luminosas. Encontrar um perfil pra esse homem tão bondoso e habilitado e caracterizá-lo na medida certa temos que ler muito e escrever bastante. Mais do que um homem, Cabral é um mártir. Que viva o pensamento, as ideias e os sonhos desse nosso irmão, camarada, companheiro e mais importante o grande amigo e defensor das crianças. Ele que deposita toda sua esperança nas crianças de todo o mundo, onde viverão num mundo melhor e de paz. Por isso dizia «as crianças são as flores da nossas luta e a razão do nosso combate». Que isso continue.
Um apelo a todos. Falem de Cabral aos seus filhos. Faça com que conhecem o homem que tanto amor tinha por eles e que dedicou toda a sua vida pensando em como deixar um mundo melhor pras crianças, onde elas podem sonhar e brincar tranquilos. Crianças, jovens e adultos de todo o mundo devem conhecer Cabral, ler os poemas de Cabral e inspirar em Cabral.
Amílcar Cabral é rei de povo
é rei de povo é tem um livro grandi ki ta conta tudo stória africano.
é sabi lida cu si povo por isso djunto és luta pá independência
é rei de povo é rei de mundo
é rei de povo é luta pá ki hoji nu vive livre
é rei de povo e amigo de crianças
Amílcar Cabral é rei de povo mé.
Clara Furtado

1 comentário:

A.E.C:V disse...

YO UM ST TENTA FAZI UM PROJECTO CU O MESMO FUNDO DE VERDADE CU DI BO ODJA LA E DAM UNS DICA
DENOSPABO.BLOGSPOT.COM